Independente e autónoma, supra partidária, solidária e não confessional
Inclusiva, abrangente, e integrada nos princípios da igualdade, da equidade, da fraternidade e da liberdade
Promotora de valores de justiça e da resolução de conflitos
Representativa de direitos, necessidades e interesses
Representativa de direitos, necessidades e interesses.
Prestadora de actividades artísticas, de âmbito pedagógico, sustentadas pelo conhecimento e investigação
Prestadora de actividades artísticas, de âmbito pedagógico, sustentadas pelo conhecimento e investigação.
Respeito
O respeito é o sentimento que origina a criação deste movimento. É o fio condutor que interliga todas as iniciativas que se pretendem realizar para a criação de uma estratégia nacional de prevenção da violência através das artes. A criação de pontes entre gerações, a consolidação de parcerias e o envolvimento do sector cultural numa estratégia comum, destinada a contrariar o estigma associado ao receio que se instalou no seio da sociedade civil, justifica que se criem abordagens e metodologias, suportadas juridicamente e cientificamente, apoiadas pelos poderes públicos e pelos parceiros com os quais se pretende a criação de uma rede nacional.


Honestidade
A honestidade neste processo produz respostas necessárias à disposição dos homens e mulheres das artes, na associação a um movimento cívico, cultural, social, desportivo e político, aberto a todas as pessoas, tornando-se parte crucial da construção de um plano de actividades, da abordagem correcta, do entendimento sobre as dinâmicas locais existentes em cada comunidade.
Esta é a cultura da cidadania que urge recuperar, e urge iniciarmos em conjunto um movimento que se traduza nos valores que se compreendem indispensáveis à valorização do respeito, como parte integrante da nossa humanidade e do modo como a sociedade deve evoluir, no presente, mas de olhos postos no futuro.
